logo RCN

Conferência Municipal em Joinville debate a reconstrução do SUAS e suas perspectivas

  • Foto: Divulgação -

O evento tem como objetivo analisar e propor diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Iniciou nesta quarta-feira (12), no Auditório da UniSociesc - Campus Marquês de Olinda, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Joinville. O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Joinville, prossegue na quinta-feira (13).

O objetivo do evento é analisar, propor e deliberar diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). “A Conferência é um momento de extrema importância. É quando vamos ouvir todos os envolvidos na política de assistência social: os trabalhadores do SUAS e, principalmente, os usuários, que trarão as demandas para levarmos às demais conferências”, explica a presidente do CMAS, Rute Bittencourt.

“A Conferência é o momento que os trabalhadores do SUAS param para conferir se tudo aquilo que foi planejado e deliberado na Conferência anterior está sendo cumprido e efetuado. E também para avaliar os avanços, os desafios e fazer uma discussão conjunta sobre a política do SUAS e a sua efetivação”, afirma a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo.

Um dos destaques da programação do primeiro dia foi a palestra “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, da professora Jucimeri Isolda Silveira. Ela é doutora em serviço social pela PUC/SP e mestre em sociologia pela Universidade Federal do Paraná.

“Nós que somos da área da assistência social sempre precisamos reconhecer os problemas, as desigualdades, as fragilidades sociais e institucionais, mas também sempre temos que avaliar e considerar as potencialidades, porque elas existem”, aponta Jucimeri.

Para Jonas Lima, servidor da SAS, a Conferência é importante porque os usuários do sistema podem participar ativamente da elaboração das políticas públicas. “A conferência é o momento dos usuários da assistência social terem voz, o que resulta em deliberações que irão para o governo estadual e federal, onde as políticas da assistência social são construídas”, diz Jonas.

Vladimir Marcos Cândido, usuário do CRAS Paranaguamirim, narrou aos presentes a história de um homem em uma praia, que tentava devolver à água todas as estrelas do mar que estavam morrendo na areia. “Quando o questionaram que era impossível salvar todas, em uma praia tão grande, ele respondeu: Sim, não é possível, mas para aquelas que foram devolvidas ao mar, o meu trabalho fez a diferença”, conta Vladimir.

Programação desta quinta-feira (13)

8h - Recepção
8h30 - Apresentação cultural
8h45 - Plenária final: votação das propostas e apresentação das moções
10h - Intervalo
10h20 - Escolha de delegados
11h – Encerramento

Torcedor do Flamengo suspeito de matar uma torcedora palmeirense foi solto em SP Anterior

Torcedor do Flamengo suspeito de matar uma torcedora palmeirense foi solto em SP

Joinville promove prática da horticultura com programa de incentivo às hortas comunitárias Próximo

Joinville promove prática da horticultura com programa de incentivo às hortas comunitárias

Deixe seu comentário